nº 35 | ano 02
01/04/13
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
Seminário Q+50 em Rio Grande discute a moradia brasileira
O evento ocorre nesta sexta-feira, sábado e domingo com transmissão via web e participação do CAU/RS para coleta de dados biométricos e atendimento a arquitetos e urbanistas

A segunda edição do Seminário Q+50 será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril, em Rio Grande, com o tema A Moradia Brasileira. As atividades são promovidas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, 5 de abril, os debates iniciam às 17h com Mesa Redonda. O encontro reunirá os painelistas Elisabeth França (SP), Pablo Benetti (RJ), Clovis Ilgenfritz da Silva (RS), Demetre Anastassakis (RJ) e outros convidados.

Às 19h30min, a cerimônia de abertura contará com a presença de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de dirigentes do IAB-RS, CAU/RS e demais entidades da categoria. Após, o presidente nacional do IAB, Sérgio Magalhães, ministra a Conferência A Moradia Brasileira. Já no sábado, a programação inclui palestra com a cientista política Natália Carnovale, responsável pelo Plano Estratégico de Rosário, na Argentina.

Todas as discussões promovidas no primeiro dia de Seminário serão transmitidas pela web. O link de acesso estará disponível no site do IAB-RS (www.iab-rs.org.br) e do CAU/RS (www.caurs.org.br), a partir das 17h.

Uma equipe do CAU/RS realizará a coleta de dados biométricos dos arquitetos e urbanistas da região. A estação ficará no estande do IAB-RS, montado no Armazém do Imóvel da Festa do Mar, na sexta-feira, das 17h às 21h, e no sábado, das 10h às 18h.

Além do espaço para coleta de dados, a equipe prestará atendimento sobre o uso do Sistema de Informação e Comunicação do CAU, preenchimento de RRT e registro de pessoa física e jurídica. Também na ocasião, serão entregues as novas carteiras aos profissionais da região. Os arquitetos e urbanistas cujos documentos estarão disponíveis serão avisados por e-mail para agendar a retirada.

Confira aqui a programação completa.

Sobre o Seminário Q+50

A primeira edição do Seminário Q+50 foi realizada no Rio de Janeiro, entre 27 de fevereiro e 1º de março. Além de Rio Grande, estão previstos eventos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus ao longo deste ano.

O Q+50 pretende contribuir com a agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras. A iniciativa celebra os 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1963. O evento original reuniu arquitetos, cientistas sociais, economistas, advogados e outros profissionais para uma discussão inédita sobre a reforma urbana, incluída então no contexto das reformas de base que empolgavam o país.

Em 2013, os seminários são um novo convite para debater a cidade brasileira, incluindo conceitos arquitetônicos-urbanísticos que evoluíram nestas cinco décadas e os novos paradigmas de desenvolvimento sustentável e de participação na construção de políticas públicas.
CAU/RS discute Termo de Cooperação com a Caixa Econômica Federal
Comissão de Exercício Profissional recebeu arquitetos e urbanistas da filial de Porto Alegre da CEF
Crédito: Mariane Selli
A Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS, coordenada pelo conselheiro Carlos Eduardo Mesquita Pedone, recebeu o Coordenador da Filial de Porto Alegre da Gerência de Desenvolvimento Urbano e Rural da Caixa Econômica Federal, Eduardo Speggiorin, e a responsável pelas Relações Institucionais da Filial, Silvia Corteletti, ambos arquitetos e urbanistas.

No encontro, os profissionais debateram a proposta de um Termo de Cooperação entre o Conselho gaúcho e a CEF. O convênio entre os órgãos teria caráter orientativo e incluiria, especialmente, informações sobre obras do Projeto Minha Casa, Minha Vida. Também foi abordada a importância de discutir as normas técnicas, o organograma das obras financiadas pela Caixa Econômica Federal, a legislação vigente sobre edificações e responsabilidade técnica, assim como as estratégias de comunicação da Instituição com os Conselhos.

A proposta de assinatura do Termo de Cooperação será discutida novamente em abril. Participaram da reunião a conselheira Rosana Oppitz, os agentes de fiscalização do CAU/RS, Rogério de Oliveira e Aline Garcia, a assessora da Comissão, arquiteta e urbanista Suzana Rosa, e a assessora da Fiscalização, Alessandra Scalcon.

CURSOS E EVENTOS
Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, oferecido pelo Centro Universitário Metodista do IPA. O objetivo é qualificar arquitetos e engenheiros para supervisionar, projetar, orientar tecnicamente e propor políticas de prevenção. Os participantes também serão capacitados a periciar e analisar riscos, acidentes e falhas relacionados à Segurança do Trabalho, de acordo com o que dispõe o Decreto Federal no. 92.530, de 09/04/1986, e a resolução do CONFEA no. 359, de 31/07/1991.

As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 08h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min. Clique aqui para mais informações ou entre em contato pelo telefone 0800 5411100.

 
Expediente:

Presidente: Roberto Py Gomes da Silveira
Vice-Presidente: Alberto Fedosow Cabral
Jornalista Responsável: Mariane Selli (reg. prof. 14.163)

www.caurs.org.br - atendimento@caurs.org.br - (51) 3094.9800
Endereço: Travessa Eng. Acilino de Carvalho, 33, 5º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 90010-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Conselheiro Federal Titular: Cesar Dorfman Conselheira Federal Suplente: Gislaine Saibro
Conselheiros Titulares:
Alvino Jara, Carlos Alberto Sant’Ana, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Clarissa Monteiro Berny, Claudio Fischer, Cristina Duarte Azevedo, Fausto Henrique Steffen, Fernando Oltramari, Joaquim Eduardo Vidal Haas, Luiz Antônio Machado Veríssimo, Marcelo Petrucci Maia, Maria Bernadete Sinhorelli de Oliveira, Nino Roberto Schleder Machado, Nirce Saffer Medvedovski, Núbia Margot Menezes Jardim, Paulo Iroquez Bertussi, Paulo Ricardo Bregatto, Rosana Oppitz, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann
Conselheiros Suplentes
: Marcos Antônio Leite Frandoloso, Marcio Gomes Lontra, Raquel Rhoden Bresolin, Carmen Anita Hoffmann, José Carlos Freitas Lemos, Eduardo Viola Marty, Gabriel Cruz Grandó, Cláudia Rembowski Casaccia, Rafael Weber, Ricardo Bertoldo Lângaro, Nelson Moraes da Silva Rosa, Eduardo Speggiotin, Kátie Pereira Macêdo Lima, Marcio de Mendonça Lima Arioli, Tiago Holzmann da Silva, Geraldo da Rocha Ozio, Rafael Pavan dos Passos, Ednezer Rodrigues Flores, Alexandre Couto Giorgi, Osório Afonso de Queiroz Júnior, Daniela Marzola Fialho