nº 34 | ano 02
22/03/13
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
Homenagens marcam os 65 anos do IAB-RS
Foto 1: Comemoração aos 65 anos do Instituto ocorreu no Solar do IAB-RS
Foto 2: Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS
Foto 3: Telmo Magadan, ex-preisdente do IAB-RS
Foto 4: Homenagem aos ex-presidentes do IAB-RS
Foto 5: Sebastião Melo, prefeito em exercício de Porto Alegre
Crédito: Mariane Selli
Realizado na noite de 20 de março, o coquetel em comemoração aos 65 anos do IAB-RS reuniu seus ex-presidentes, dirigentes de entidades, arquitetos e urbanistas e políticos no Solar do IAB.

Prestigiando o evento, o presidente em exercício do CAU/RS, Alberto Fedosow Cabral, ressaltou a representatividade histórica do Instituto. "Essa comemoração valoriza todo o passado da arquitetura e suas lutas. O IAB é o grande guarda-chuva das conquistas da profissão, é o eterno parceiro e colaborador de todas as entidades da categoria", define.

Representando os ex-presidentes do Instituto no Estado, homenageados no evento, Telmo Magadan lembrou a trajetória e a atuação da entidade. "A história do IAB acompanha a sociedade brasileira. Nacionalmente, foi criado na década de 20, passando pela Semana de Arte Moderna, Segunda Guerra Mundial, luta pela democracia e contra a ditadura. Hoje, o empenho é pelo planejamento das cidades e pela valorização da arquitetura como uma forma de tornar o ambiente melhor de se viver, cuidando da organização, da função e da estética", reforça.

Tiago Holzmann da Silva, atual presidente do IAB-RS, afirmou que o Instituto busca recuperar e ampliar sua atuação na defesa da cidade e do seu desenvolvimento sustentável e justo. "Também precisamos estreitar ainda mais nossa relação com as diferentes formas de cultura e de manifestações artísticas, atuações muito marcantes no passado", declara.

Também ex-presidente do IAB-RS e conselheiro do CAU/RS, Carlos Alberto Sant'Anna pontua que o avanço mais importante de sua gestão foi a aprovação da Lei de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. "Participamos de inúmeras reuniões em Brasília e conquistamos o apoio de parlamentares e senadores. Estamos satisfeitos com o crescimento que o Conselho tem demonstrado e esperamos que ele traga ainda mais progressos para a categoria", frisou.

Presente na solenidade, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou a importância do IAB e dos arquitetos e urbanistas para pensar o espaço urbano. Informou que está confirmada a criação de um instituto para o planejamento da cidade, que desenvolverá ações integradas com os municípios da Região Metropolitana para mobilidade, saúde e segurança.

Arquiteto e urbanista por formação, o deputado estadual Vinicius Ribeiro afirmou que "é nas cidades que estão os problemas e as grandes soluções". Definiu o IAB-RS como um espaço para discussão de grandes questões, para estabelecer relações humanas e de trabalho pela qualidade de vida da sociedade.
CAU/RS contribuirá com revisão de leis contra incêndios de Santa Maria
Comissão Especial do Legislativo de Santa Maria em visita ao CAU/RS
Crédito: Mariane Selli
Convidado pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Santa Maria criada para estudar a legislação municipal de segurança contra incêndios, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul contribuirá com o trabalho através de seu conhecimento técnico.

Os membros da Comissão Especial, constituída pelos vereadores Sérgio Cechin (presidente), Jorge Trindade (vice-presidente) e Cláudio Rosa (relator), visitaram o CAU/RS em 19 de março, onde foram recebidos pelo presidente em exercício, Alberto Fedosow Cabral, pela conselheira Rosana Oppitz e pelos agentes de fiscalização Rogério Oliveira e Aline Garcia.

De acordo com os parlamentares, as reuniões já realizadas pelo grupo demonstram alguns aspectos a serem trabalhados. "Talvez seja importante determinar uma zona de entretenimento na cidade, o que evitaria transtornos com a sociedade em eventuais vazamentos acústicos e facilitaria a fiscalização. Essa mudança alteraria o Plano Diretor e o quadro de obras do município, mas precisam ser pensadas", esclareceu Cechin.

Para a conselheira Rosana Oppitz, é fundamental atentar para a clareza e unificação das legislações. "As leis são esparsas e, às vezes, acabam se perdendo. É preciso prever treinamentos para uso de equipamentos e evacuação, assim como ações educativas em locais fechados com grande circulação de pessoas e exigência de sinalização de piso", destaca.

Já Alberto Cabral alerta para a necessidade de qualificação da equipe técnica das prefeituras. "Não adianta estabelecer uma série de leis se o município não contar com profissionais capacitadas para fazer as análises, ou se sua equipe for muito reduzida e a tramitação, lenta. O conjunto precisa de uma solução", analisa.

Os vereadores também convidaram o CAU/RS a participar das audiências públicas que serão promovidas em Santa Maria a partir do dia 25 de março. Para o dia 12 de abril, a partir das 8h30min, está prevista a realização de um seminário na Câmara Municipal.

 

Orientações para apresentação de denúncias contra arquitetos e urbanistas
Conforme estabelece a Resolução nº 34, que dispõe sobre processos relacionados a faltas ético-disciplinares, denúncias contra profissionais registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo devem ser apresentadas ao CAU do Estado em que a infração ocorreu.

Os passos são os seguintes:
  1. A denúncia deve ser apresentada por escrito ao CAU do Estado em que ocorreu a infração. No caso do Rio Grande do Sul, deve ser endereçada ao presidente do CAU/RS, Arq e Urb. Roberto Py Gomes da Silveira, em documento firmado pelo denunciante, entregue ou enviada por correspondência à sede do órgão.

  2. A denúncia deverá conter documentação e/ou informações que comprovem os fatos denunciados.

    2.1. Serão admitidas somente provas obtidas por meios lícitos.

    2.2. A prova documental poderá ser o original, cópia autenticada em cartório ou suas imagens em arquivos eletrônicos originais comprovados tecnicamente.

    2.3. Reproduções fotográficas originais, comprovadas tecnicamente, também serão aceitas como provas.

  3. A denúncia referente à negligência, imprudência, imperícia ou erro técnico deverá ser acompanhada de parecer técnico conclusivo (elaborado por outro profissional habilitado) em que esteja descrita e caracterizada a falha técnica.

    Obs.: Cabe ao denunciante produzir as provas dos fatos que tenha alegado na denúncia, sem prejuízo de outras provas que sejam produzidas no curso da instrução do processo.

    Endereço para entrega ou envio da denúncia:

    Travessa Acilino de Carvalho, 33, 4º andar (aos cuidados da Chefia da Unidade Técnica) CEP 90010-200, Centro Histórico, Porto Alegre, RS.
Anuidade sem multa até 31 de março
O prazo máximo para pagamento da anuidade de 2013 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo sem incidência de multa e juros é 31 de março. Para emitir o boleto, basta acessar o link Serviços Online, disponível pelo site do CAU/RS, com seu login e senha habituais.

O valor integral da anuidade é R$ 391,37. Fique atento ao prazo, pois após 31 de março há multa de 20% sobre o valor devido e incidência de correção com base na variação da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – SELIC, até a efetiva quitação do débito.

Alguns registrados têm direito a descontos acumulativos, aplicados proporcionalmente ao mês de registro:

- 50% de desconto para profissionais graduados há menos de 2 anos;

- 50% de desconto para profissionais graduados com 30 anos de formação;

- 90% de desconto para profissionais que completaram 35 anos de contribuição até 31/12/2010;

- Estarão isentos do pagamento das anuidades os arquitetos e urbanistas que tenham mais de 40 anos de contribuição.

Quem está com a anuidade de 2012 em aberto tem cinco dias para pagar a taxa após a emissão do boleto no SICCAU, sendo que a anuidade de 2012 vem no mesmo boleto da anuidade de 2013.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3094.9800 ou pelo e-mail pessoa.fisica@caurs.org.br.
Abertas as inscrições para Seminário Contra Incêndios
O V Seminário de Segurança Contra Incêndios e Atendimento a Desastres será realizado no dia 27 de março, das 14h às 21h30min, no Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354, no Centro de Porto Alegre).

O evento oferece palestras de alto nível técnico e científico para qualificar as discussões e a troca de informações entre profissionais envolvidos nas atividades de segurança contra incêndio e pânico.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@crea-rs.org.br, informando nome completo e título profissional. Para participar, é preciso receber a confirmação da inscrição, também por e-mail. A entrada é franca. Clique aqui para acessar a programação completa do Seminário.
 
Expediente:

Presidente: Roberto Py Gomes da Silveira
Vice-Presidente: Alberto Fedosow Cabral
Jornalista Responsável: Mariane Selli (reg. prof. 14.163)

www.caurs.org.br - atendimento@caurs.org.br - (51) 3094.9800
Endereço: Travessa Eng. Acilino de Carvalho, 33, 5º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 90010-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Conselheiro Federal Titular: Cesar Dorfman Conselheira Federal Suplente: Gislaine Saibro
Conselheiros Titulares:
Alvino Jara, Carlos Alberto Sant’Ana, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Clarissa Monteiro Berny, Claudio Fischer, Cristina Duarte Azevedo, Fausto Henrique Steffen, Fernando Oltramari, Joaquim Eduardo Vidal Haas, Luiz Antônio Machado Veríssimo, Marcelo Petrucci Maia, Maria Bernadete Sinhorelli de Oliveira, Nino Roberto Schleder Machado, Nirce Saffer Medvedovski, Núbia Margot Menezes Jardim, Paulo Iroquez Bertussi, Paulo Ricardo Bregatto, Rosana Oppitz, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann
Conselheiros Suplentes
: Marcos Antônio Leite Frandoloso, Marcio Gomes Lontra, Raquel Rhoden Bresolin, Carmen Anita Hoffmann, José Carlos Freitas Lemos, Eduardo Viola Marty, Gabriel Cruz Grandó, Cláudia Rembowski Casaccia, Rafael Weber, Ricardo Bertoldo Lângaro, Nelson Moraes da Silva Rosa, Eduardo Speggiotin, Kátie Pereira Macêdo Lima, Marcio de Mendonça Lima Arioli, Tiago Holzmann da Silva, Geraldo da Rocha Ozio, Rafael Pavan dos Passos, Ednezer Rodrigues Flores, Alexandre Couto Giorgi, Osório Afonso de Queiroz Júnior, Daniela Marzola Fialho