nº 28 | ano 02
20/02/13
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
CAU/RS participa da instalação de comissões da Assembleia Legislativa
Foto: Vinicius Reis / Agência ALRS
O objetivo da criação dos grupos é acompanhar as investigações sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, e revisar e atualizar a legislação estadual

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul participou, em 14 de fevereiro, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, da instalação das Comissões de Representação Externa e Especial da Assembleia Legislativa do Estado.

A primeira, coordenada pelo deputado Paulo Odone (PPS), irá acompanhar as investigações do incêndio ocorrido em 27 de janeiro na boate Kiss, em Santa Maria. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, o órgão técnico possui 30 dias para realizar o trabalho.

Já a Comissão Especial fica encarregada pela revisão e atualização da legislação de segurança, prevenção e proteção contra incêndios no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo deputado Adão Villaverde (PT), o prazo final para a conclusão do trabalho é 14 de junho, cumprindo o período de 120 dias de funcionamento.

Conforme o presidente do CAU/RS, Roberto Py, a participação nos trabalhos dos dois grupos dá ao Conselho a oportunidade de contribuir, através de seu conhecimento técnico, com a revisão das leis e acompanhar o andamento das investigações, além de permitir uma aproximação com a Casa Legislativa.

Pelo CAU/RS participaram da solenidade de instalação dos grupos o conselheiro Ednezer Flores, os agentes de fiscalização Aline Garcia Silva e Rogério Oliveira, e a gerente técnica Maríndia Girardello.
Conselho debate segurança pública em Novo Hamburgo
Foto: Deivid Poncio
Promovida em 18 de fevereiro, a audiência Segurança Pública – da Prevenção à Diversão, reuniu autoridades de Novo Hamburgo e do Estado na Câmara de Vereadores da cidade.

De acordo com o vereador Issur Koch (PP), autor do requerimento para realização do debate, o objetivo é planejar um futuro seguro e estender o cuidado a todos os espaços de lazer e diversão da cidade. Também foram apresentados os controles adotados pelo município, os órgãos de fiscalização e estatísticas sobre a situação de Novo Hamburgo.

O prefeito interino Antonio Lucas ressaltou que, após conversar com o major Cléber Pereira, comandante do 2º Grupamento de Combate a Incêndios, ficou tranquilo quanto à regularidade das edificações. “A cidade é referência para o Estado e para o Brasil pela forma como são liberados os alvarás”, destacou.

Representando o CAU/RS, a conselheira Rosana Oppitz apresentou o órgão e colocou o Conselho à disposição para contribuir com os demais órgãos públicos na fiscalização dos alvarás. “Estamos envolvidos em todos os seminários e fóruns que tratam do exercício da nossa profissão e estamos abertos para colaborar com a revisão e adequação das legislações”, afirmou em seu pronunciamento.

O encontro abriu espaço para esclarecimentos sobre o Plano de Prevenção Contra Incêndios – PPCI, previsto na Lei Estadual nº 10.987/97, e para sugestões dos presentes, como a de criação de uma cartilha explicativa e com orientações para a comunidade e a qualificação dos profissionais que desempenham a função de segurança em espaços públicos.

CURSOS
Especialização em Gestão Estratégica do Território Urbano
Estão abertas as inscrições para a Especialização Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano, oferecida pela Unisinos.

O início das atividades está previsto para maio deste ano, com carga horária de 426 horas. As aulas serão realizadas em São Leopoldo nas sextas-feiras à tarde e à noite e, eventualmente, nas quintas-feiras à noite ou nos sábados pela manhã.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Pós-Graduação em Santa Maria
O Instituto Brasileiro de Ensino Continuado – INBEC oferece Especialização em Arquitetura de Interiores e Paisagismo, certificado pela Universidade Cidade de São Paulo.

O curso é 100% presencial e as aulas serão realizadas na Fadisma, em Santa Maria, um final de semana por mês. A duração é de 24 meses. Para informações e inscrições, acesse: www.inbec.com.br
 
Expediente:

Presidente: Roberto Py Gomes da Silveira
Vice-Presidente: Alberto Fedosow Cabral
Jornalista Responsável: Mariane Selli (reg. prof. 14.163)

www.caurs.org.br - atendimento@caurs.org.br - (51) 3094.9800
Endereço: Travessa Eng. Acilino de Carvalho, 33, 5º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 90010-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Conselheiro Federal Titular: Cesar Dorfman Conselheira Federal Suplente: Gislaine Saibro
Conselheiros Titulares:
Alvino Jara, Carlos Alberto Sant’Ana, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Clarissa Monteiro Berny, Claudio Fischer, Cristina Duarte Azevedo, Fausto Henrique Steffen, Fernando Oltramari, Joaquim Eduardo Vidal Haas, Luiz Antônio Machado Veríssimo, Marcelo Petrucci Maia, Maria Bernadete Sinhorelli de Oliveira, Nino Roberto Schleder Machado, Nirce Saffer Medvedovski, Núbia Margot Menezes Jardim, Paulo Iroquez Bertussi, Paulo Ricardo Bregatto, Rosana Oppitz, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann
Conselheiros Suplentes
: Marcos Antônio Leite Frandoloso, Marcio Gomes Lontra, Raquel Rhoden Bresolin, Carmen Anita Hoffmann, José Carlos Freitas Lemos, Eduardo Viola Marty, Gabriel Cruz Grandó, Cláudia Rembowski Casaccia, Rafael Weber, Ricardo Bertoldo Lângaro, Nelson Moraes da Silva Rosa, Eduardo Speggiotin, Kátie Pereira Macêdo Lima, Marcio de Mendonça Lima Arioli, Tiago Holzmann da Silva, Geraldo da Rocha Ozio, Rafael Pavan dos Passos, Ednezer Rodrigues Flores, Alexandre Couto Giorgi, Osório Afonso de Queiroz Júnior, Daniela Marzola Fialho