nº 23 | ano 02
22/01/13
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
CAU/RS trabalha pelo fortalecimento da arquitetura e do urbanismo
Criado pela Lei 12.378, de 31 de dezembro de 2010, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo é uma conquista histórica da categoria, que agora conta com um órgão de fiscalização e registro forte e exclusivo. Ao completar um ano de atividades em dezembro de 2012, o CAU/RS comemora números expressivos inclusive quando comparados aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos demais Estados.

Já neste primeiro ano de trabalho, a fim de informar sobre as atribuições do órgão e identificar as principais demandas de seus registrados, foi lançado o Programa “Conhecendo o CAU/RS”, no qual dirigentes do Conselho visitam entidades de classe no interior do Estado.

Treze cidades já receberam a ação: Santana do Livramento, Santiago, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Canoas, Montenegro, Erechim e Passo Fundo.

O Programa foi promovido, ainda, na ExpoAcabamento – Feira da qual o Conselho participou também com estande para receber os profissionais e prestar esclarecimentos -, realizada em outubro, em Porto Alegre, e em oito Cursos de Arquitetura e Urbanismo.

“Ressaltamos a maneira cordial como sempre somos recebidos pelos colegas arquitetos e urbanistas, assim como o interesse de todos em conhecer e entender as atividades do CAU, inclusive a utilização do SICCAU, nosso Sistema de Informação e Comunicação”, afirma o presidente.

Ainda de acordo com Roberto Py, as visitas têm demonstrado a força da categoria no interior do Estado. “Nestas localidades, percebemos a grande participação de arquitetos e urbanistas no mercado de projetos e construção, indicando o amplo entendimento das competências da profissão”, destaca.
Registros de pessoa física e jurídica e RRTs
A representatividade dos serviços realizados por arquitetos e urbanistas no Rio Grande do Sul pode ser vista, também, nos relatórios do Sistema de Informação e Comunicação do CAU.

Durante todo o ano de 2012, dos quase 115,4 mil Registros de Responsabilidade Técnica para concepção de projetos de arquitetura e urbanismo emitidos para todo o país, mais de 16 mil foram solicitados por profissionais gaúchos. Da mesma forma, foram mais de 14,3 mil RRTs emitidos para o Estado para execução de obras.

Com relação à arquitetura de interiores, os números do Rio Grande do Sul são ainda mais contrastantes quando comparados ao restante do Brasil. Foi emitido um total de 6.533 registros para concepção e 6.678 para execução. Destes, 963 e 889, respectivamente, foram para o Estado.

“É inegável que a profissão de arquiteto e urbanista encontra-se em expansão em nosso país, notadamente agora em que há uma recuperação de recursos para investimentos tanto em habitação como em infraestrutura urbana. O arquiteto e urbanista como um profissional que se ocupa desde a habitação até as próprias cidades, abrangendo tanto as obras em edificações quanto as em espaços abertos, tem o seu campo de trabalho ampliado e tem efetivamente ocupado esses lugares”, declara o presidente Roberto Py.

Atualmente, o Conselho conta com 951 empresas e 11.681 profissionais registrados. Destes, mais de 9,2 mil realizaram a atualização cadastral e já estão recebendo suas carteiras profissionais do CAU.

Para atender a todas as demandas geradas por seus registrados de maneira adequada e no prazo máximo de 24 horas, o órgão conta com 30 colaboradores efetivos, seis estagiários e alguns serviços terceirizados, como atendimento jurídico. A equipe é dividida em diferentes setores: Presidência, Atendimento, Unidade Técnica, Unidade Administrativa e Financeira e Projetos Especiais, que inclui atividades como Planejamento e Fiscalização.

O Conselho ocupa o 2º, 4º e 5º andares do prédio de número 33 da Travessa Acilino de Carvalho, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Atividades da Presidência e dos Conselheiros
A estrutura organizacional do CAU/RS é constituída pelo presidente Roberto Py Gomes da Silveira, pelo vice-presidente Alberto Fedosow Cabral, por 21 conselheiros titulares e 21 suplentes, que decidem em plenária as diretrizes que serão tomadas pelo Conselho gaúcho. Neste primeiro ano, foram realizadas 20 sessões plenárias.

Os dirigentes do órgão compõem também o Conselho Diretor, cinco comissões permanentes (Exercício Profissional, Ensino e Formação, Ética, Atos Administrativos e Finanças) e dois grupos de trabalho (Regimento Interno e Comunicação). Em 2012, entre encontros de comissões e GTs, foram realizadas mais de cem reuniões.

Como ação adotada desde a constituição do CAU/RS, o Conselho prestigia as solenidades de formatura dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado. De janeiro a dezembro, o CAU/RS esteve representado por seus conselheiros em todas estas cerimônias de colação de grau, atividade que já repete em 2013.

A comunicação com os arquitetos e urbanistas é feita por meio de Informativo semanal, enviado por e-mail a todos os registrados. Entre julho e dezembro, foram produzidos 19 Informativos e oito comunicados extras.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul também abriu 12 processos licitatórios nas modalidades carta convite, tomada de preço e adesão de registro de preço para aquisição de equipamentos e contratação de serviços, alguns deles ainda em andamento.

Encerramos um ano de muito trabalho, que incluiu todo o processo de recadastramento, coleta de dados biométricos e confecção das novas carteiras profissionais. Agora, temos a missão de levar o Conselho para um contato cada vez maior com os arquitetos e urbanistas. Vamos dar continuidade ao Programa “Conhecendo o CAU/RS”, porque precisamos fazer com o que o Conselho vá até os profissionais, assim como vamos ampliar o contato com as prefeituras e secretarias de Estado”, ressalta Roberto Py.
Para dar sequência ao trabalho, já neste mês, o Conselho estará em Santa Maria para conversar com acadêmicos e profissionais da região sobre as ações e atribuições do CAU/RS. A palestra será na quarta-feira, 30 de janeiro, das 10h30min às 12h30min, no auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.
Sindicato lança a cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanista
O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) disponibiliza gratuitamente, em formato físico ou digital, a cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanista. Voltada aos contratantes de serviços de Arquitetos e Urbanistas, a publicação expõe os diferenciais do trabalho destes profissionais e suas atribuições para elaboração de projetos e obras de todas as dimensões.

O material pretende conscientizar a sociedade sobre as competências e os conhecimentos específicos do profissional formado em Arquitetura e Urbanismo, além de esclarecer questões que ainda dificultam sua contratação em trabalhos que deveriam ser apenas de sua alçada.

Exemplares da cartilha estão disponíveis na sede do SAERGS (Rua José do Patrocínio, 1197, Cidade Baixa, Porto Alegre) ou para download do arquivo em PDF neste link.

 
Expediente:

Presidente: Roberto Py Gomes da Silveira
Vice-Presidente: Alberto Fedosow Cabral
Jornalista Responsável: Mariane Selli (reg. prof. 14.163)

www.caurs.org.br - atendimento@caurs.org.br - (51) 3094.9800
Endereço: Travessa Eng. Acilino de Carvalho, 33, 5º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 90010-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Conselheiro Federal Titular: Cesar Dorfman Conselheira Federal Suplente: Gislaine Saibro
Conselheiros Titulares:
Alvino Jara, Carlos Alberto Sant’Ana, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Clarissa Monteiro Berny, Claudio Fischer, Cristina Duarte Azevedo, Fausto Henrique Steffen, Fernando Oltramari, Joaquim Eduardo Vidal Haas, Luiz Antônio Machado Veríssimo, Marcelo Petrucci Maia, Maria Bernadete Sinhorelli de Oliveira, Nino Roberto Schleder Machado, Nirce Saffer Medvedovski, Núbia Margot Menezes Jardim, Paulo Iroquez Bertussi, Paulo Ricardo Bregatto, Rosana Oppitz, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann
Conselheiros Suplentes
: Marcos Antônio Leite Frandoloso, Marcio Gomes Lontra, Raquel Rhoden Bresolin, Carmen Anita Hoffmann, José Carlos Freitas Lemos, Eduardo Viola Marty, Gabriel Cruz Grandó, Cláudia Rembowski Casaccia, Rafael Weber, Ricardo Bertoldo Lângaro, Nelson Moraes da Silva Rosa, Eduardo Speggiotin, Kátie Pereira Macêdo Lima, Marcio de Mendonça Lima Arioli, Tiago Holzmann da Silva, Geraldo da Rocha Ozio, Rafael Pavan dos Passos, Ednezer Rodrigues Flores, Alexandre Couto Giorgi, Osório Afonso de Queiroz Júnior, Daniela Marzola Fialho