nº 18 | ano 01
10/12/12
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
Professora da UFRGS é eleita Arquiteta e Urbanista de 2012
Realizada há 13 anos pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), a festa de premiação do Arquiteto e Urbanista do Ano de 2012 ocorre nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a partir das 19h, na sede da entidade, em Porto Alegre (Rua José do Patrocínio, 1197).

Pela primeira vez na história da premiação, o título será entregue a uma mulher: a arquiteta e urbanista Célia Ferraz de Souza, escolhida pelos associados do Sindicato, será a homenageada. Segundo ela, a indicação a deixa sensibilizada e feliz.

“Destaco especialmente o fato de o prêmio ser entregue a um professor, já que a maioria estuda para construir e ver seus projetos realizados. Talvez os colegas que atuam no mercado não percebam tão fortemente o quanto nossa profissão é bonita e interessante, assim como sua missão social de planejar e construir para que a vida social se desenvolva, indo da casa à cidade, papel sempre evidenciado na academia”, declara Célia.

A professora conta ainda que, quando ingressou na faculdade, sua turma de 60 pessoas contava com apenas 10 mulheres. “Hoje, predominam as mulheres nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, e elas já ocupam um espaço importante do mercado. O reconhecimento nesta premiação virá com o tempo”, completa.

Conforme o presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul, Cicero Alvarez, a entidade busca uma maior aproximação com a categoria, assim como atuar pelo fortalecimento de suas competências e papel social. “Neste ano, a premiação valoriza esta professora que é responsável pela formação de milhares de profissionais e, da mesma forma, valoriza este momento especial de sua trajetória, quando completa 40 de docência na UFRGS”, ressalta.

Roberto Py, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, participará da solenidade.
Sobre a homenageada
Célia Ferraz de Souza é arquiteta e urbanista formada pela FAU Mackenzie, mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR-UFRGS e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Em 2012, completa 40 anos de docência na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Sua ampla produção científica aborda temas como o Urbanismo, o Planejamento Urbano e a História Urbana das cidades gaúchas.
CAU/RS promove ações em Erechim e Passo Fundo
Fotos
1 - Comitiva do CAU/RS em reunião na Prefeitura Municipal de Erechim
2 - Presidente Roberto Py conversa com acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UFFS
3 - Presidente Roberto Py apresenta o CAU/RS em Erechim
4 - Comitiva do CAU/RS em reunião na Prefeitura Municipal de Passo Fundo
5 - Presidente Roberto Py apresenta o CAU/RS em Passo Fundo
Nos dias 6 e 7 de dezembro uma comitiva do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul esteve em Erechim e Passo Fundo para reuniões de divulgação das atividades do órgão e para estreitar relações com profissionais e entidades das duas cidades.

Liderado pelo presidente Roberto Py, o Conselho esteve representado também pela conselheira federal suplente do CAU/RS, Gislaine Saibro, pelo conselheiro suplente e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul, Tiago Holzmann da Silva, e pela gerente da Unidade Técnica do CAU/RS, Maríndia Girardello.

Em Erechim, a comitiva foi acompanhada também pelo conselheiro Alvino Jara, arquiteto no município. As visitas iniciaram pela Prefeitura Municipal, onde o grupo foi recebido pelo prefeito Paulo Polis, pela vice-prefeita Ana Lucia Silveira de Oliveira, pelos secretários de Administração, Edgar Paulo Marmentini, de Coordenação e Planejamento, Moacir Tormen, e de Cultura, Esporte e Turismo, Clarisse Maronesi.

Depois, a comitiva seguiu para a Universidade Federal da Fronteira Sul, onde conversou com acadêmicos do 2º e 6º semestres do Curso de Arquitetura e Urbanismo. À noite, na sede da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Erechim, foi realizado o Programa “Conhecendo o CAU/RS”, que reuniu cerca de 50 profissionais.

Já em Passo Fundo, as reuniões foram acompanhadas pelo conselheiro Nino Roberto Schleder Machado. A primeira delas foi realizada com o prefeito Airton Dipp, que recebeu os arquitetos em seu gabinete. Logo após, o “Conhecendo o CAU/RS” reuniu profissionais no Maitá Palace Hotel.

Nos encontros foram esclarecidas questões referentes à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, às atribuições da profissão e dadas informações úteis sobre o uso do Sistema de Informação e Comunicação do CAU, onde são cadastrados e emitidos os Registros de Responsabilidade Técnica. Os presentes demonstraram interesse também pela fiscalização do exercício profissional, que seleciona agentes para o cargo.

Além do Programa, as duas cidades recebem uma estação para coleta de dados biométricos dos profissionais da região, segunda etapa do processo para confecçao das novas carteiras profissionais. 98 arquitetos e urbanistas compareceram aos postos de atendimento.

Lançado em junho deste ano, o “Conhecendo o CAU/RS” já foi realizado em 11 municípios gaúchos: Santana do Livramento, Santiago, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Canoas e Montenegro. Agora, com as duas últimas, complete 13 cidades visitadas pelo Conselho.

CURSOS E EVENTOS
Atividades para comemorar o Dia do Arquiteto
Para marcar o Dia do Arquiteto e o 1º ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, até o dia 15 de dezembro será promovida a Semana da Arquitetura, com palestras, bate-papos e outras ações culturais. Confira AQUI a programação completa.

No sábado, um almoço com feijoada na cumbuca e música brasileira marcará o Dia do Arquiteto e encerrará as festividades. O almoço será no Solar do IAB-RS (Rua General Canabarro, 363) e contará com uma homenagem ao presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, que virá a Porto Alegre para acompanhar as comemorações, ao presidente do Conselho gaúcho, Roberto Py, e ao conselheiro federal do CAU/RS, Cesar Dorfman.

Os ingressos para o almoço do Dia do Arquiteto podem ser adquiridos na sede do IAB-RS. Mais informações pelo telefone (51) 3212.2552.

UFRGS oferece curso teórico e viagem de estudos à Itália
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, em parceria com a Caracol Turismo, está com inscrições abertas para o Curso de Extensão Universitária Arquitetura do Renascimento Italiano: um passeio desde as raízes imperiais romanas aos palácios do século XVI, mesclando a teoria e a descoberta prática.

Neste sábado, 15 de dezembro, será realizado um encontro no escritório da Caracol Turismo, em Porto Alegre (Av. Getúlio Vargas, 672, sala 1, Bairro Menino Deus), das 10h30min às 13h. O objetivo é reunir os professores Sílvia Leão e Claudio Calovi Pereira, a representante da Caracol Turismo Deborah Matte e os arquitetos que pretendem participar do curso. 

Para mais informações, entre em contato com a professora Sílvia Leão (silvia-leao@uol.com.br) ou com Deborah Matte (debmatte@yahoo.com.br).

Clique aqui para acessar o programa do Curso Teórico e aqui para acessar o roteiro completo da Viagem de Estudos.

 
Expediente:

Presidente: Roberto Py Gomes da Silveira
Vice-Presidente: Alberto Fedosow Cabral
Jornalista Responsável: Mariane Selli (reg. prof. 14.163)

www.caurs.org.br - atendimento@caurs.org.br - (51) 3094.9800
Endereço: Travessa Eng. Acilino de Carvalho, 33, 5º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 90010-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Conselheiro Federal Titular: Cesar Dorfman Conselheira Federal Suplente: Gislaine Saibro
Conselheiros Titulares:
Alvino Jara, Carlos Alberto Sant’Ana, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Clarissa Monteiro Berny, Claudio Fischer, Cristina Duarte Azevedo, Fausto Henrique Steffen, Fernando Oltramari, Joaquim Eduardo Vidal Haas, Luiz Antônio Machado Veríssimo, Marcelo Petrucci Maia, Maria Bernadete Sinhorelli de Oliveira, Nino Roberto Schleder Machado, Nirce Saffer Medvedovski, Núbia Margot Menezes Jardim, Paulo Iroquez Bertussi, Paulo Ricardo Bregatto, Rosana Oppitz, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann
Conselheiros Suplentes
: Marcos Antônio Leite Frandoloso, Marcio Gomes Lontra, Raquel Rhoden Bresolin, Carmen Anita Hoffmann, José Carlos Freitas Lemos, Eduardo Viola Marty, Gabriel Cruz Grandó, Cláudia Rembowski Casaccia, Rafael Weber, Ricardo Bertoldo Lângaro, Nelson Moraes da Silva Rosa, Eduardo Speggiotin, Kátie Pereira Macêdo Lima, Marcio de Mendonça Lima Arioli, Tiago Holzmann da Silva, Geraldo da Rocha Ozio, Rafael Pavan dos Passos, Ednezer Rodrigues Flores, Alexandre Couto Giorgi, Osório Afonso de Queiroz Júnior, Daniela Marzola Fialho