nº 11 | ano 01
16/10/12
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
CAU/RS na ExpoAcabamento
Entre os dias 18 e 21 de outubro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul participa da sexta edição da Feira de Acabamentos para Construção e Casa Show, no Centro de Exposições da FIERGS, em Porto Alegre.

Na quinta-feira, primeiro dia de ExpoAcabamento, o presidente do CAU/RS, Roberto Py, apresentará o Conselho em palestra gratuita e aberta, realizada no auditório da FIERGS das 20h às 21h, devendo contar também com a presença de presidentes de entidades de arquitetos e urbanistas. O objetivo é prestar informações e aproximar o órgão de seus registrados.

Além desta ação, o CAU/RS estará com um estande montado na Feira durante os quatro dias de ExpoAcabamento. No espaço, funcionários do Conselho estarão à disposição para efetuar atualização de cadastros, novos registros de pessoa física e jurídica e esclarecer questões relativas à baixa do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

A expectativa da organização do evento é receber 35 mil pessoas na Feira, público composto especialmente por arquitetos e urbanistas, construtores, lojistas, designers e decoradores. Para mais informações, acesse: www.expoacabamento.com.br

XII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo ocorre em Porto Alegre
Fotos - Presidente do CAU/RS, Roberto Py, participa da solenidade de abertura do XII
Iniciou nesta segunda-feira, 15 de outubro, o XII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, este ano realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Promovido desde 1990, o evento oportuniza o diálogo entre a Arquitetura, o Urbanismo, o Planejamento Urbano e o campo disciplinar da História.

Conforme a coordenadora do XII SHCU, Celia Ferraz de Souza, este é um espaço importante para que esta área do conhecimento seja estudada com mais referência. “Os diálogos e reflexões propostos pelo Seminário oportunizam o desenvolvimento de novas teses e dissertações neste campo. Nossa programação inclui a apresentação de 90 trabalhos”, ressalta.

Durante a cerimônia de abertura, a coordenadora do evento lembrou, ainda, que 2012 marca os 100 anos da Comissão para Melhoramentos e Embelezamento de Porto Alegre, primeiro momento em que a cidade foi pensada em conjunto, dando origem ao também pioneiro Plano Urbanístico da Capital.

Presente na solenidade, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, Roberto Py, reforçou a participação conjunta dos Programas de Pós-Graduação da UFRGS, PROPUR e PROPAR, na promoção do Seminário. “Acredito que seja uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento destes Programas de forma cooperativa e, por consequência, atingindo resultados mais relevantes para as questões da arquitetura e urbanismo entre nós”, afirmou.

O tema da 12ª edição é a “A circulação das ideias na construção da cidade: uma via de mão dupla”. Além de pesquisadores e profissionais brasileiros, participam estudiosos dos Estados Unidos, França, Colômbia e Portugal, numa programação que inclui palestras, mesas redondas e sessões temáticas.

O XII SHCU ocorre no campus central da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Bairro Farroupilha, Porto Alegre-RS) até quinta-feira, dia 18. Clique  aqui para mais informações.

Premiação dos Destaques Inovação em Engenharia 2012
O vice-presidente do CAU/RS, Alberto Fedosow Cabral, participou da cerimônia de entrega do Prêmio Destaque Inovação em Engenharia 2012, promovido pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) na noite de 15 de outubro, no Teatro do CIEE.

Para o arquiteto Cabral, a premiação foi muito bem-sucedida. “Os agraciados em cada uma das seis categorias foram muito bem escolhidos. Os prêmios valorizam o potencial inovador das empresas e este é um importante espaço para divulgar as novidades à comunidade”, disse o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

CURSOS E EVENTOS
Mestrado na UniRitter
Já estão abertas as inscrições para o mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UniRitter, oferecido em parceria com a Universidade Mackenzie, de São Paulo. O curso foi recomendado pela CAPES/MEC em abril deste ano e contará com infraestrutura de laboratórios e quadro de professores com atuação profissional consistente em Porto Alegre e São Paulo. O programa terá entre 18 e 24 meses de duração. A previsão de início é para março de 2013. Informações e inscrições estão disponíveis na página do programa.
 
Expediente:

Presidente: Roberto Py Gomes da Silveira
Vice-Presidente: Alberto Fedosow Cabral
Jornalista Responsável: Mariane Selli (reg. prof. 14.163)

www.caurs.org.br - atendimento@caurs.org.br - (51) 3094.9800
Endereço: Travessa Eng. Acilino de Carvalho, 33, 5º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP: 90010-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Conselheiro Federal Titular: Cesar Dorfman Conselheira Federal Suplente: Gislaine Saibro
Conselheiros Titulares:
Alvino Jara, Carlos Alberto Sant’Ana, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Clarissa Monteiro Berny, Claudio Fischer, Cristina Duarte Azevedo, Fausto Henrique Steffen, Fernando Oltramari, Joaquim Eduardo Vidal Haas, Luiz Antônio Machado Veríssimo, Marcelo Petrucci Maia, Maria Bernadete Sinhorelli de Oliveira, Nino Roberto Schleder Machado, Nirce Saffer Medvedovski, Núbia Margot Menezes Jardim, Paulo Iroquez Bertussi, Paulo Ricardo Bregatto, Rosana Oppitz, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann
Conselheiros Suplentes
: Marcos Antônio Leite Frandoloso, Marcio Gomes Lontra, Raquel Rhoden Bresolin, Carmen Anita Hoffmann, José Carlos Freitas Lemos, Eduardo Viola Marty, Gabriel Cruz Grandó, Cláudia Rembowski Casaccia, Rafael Weber, Ricardo Bertoldo Lângaro, Nelson Moraes da Silva Rosa, Eduardo Speggiotin, Kátie Pereira Macêdo Lima, Marcio de Mendonça Lima Arioli, Tiago Holzmann da Silva, Geraldo da Rocha Ozio, Rafael Pavan dos Passos, Ednezer Rodrigues Flores, Alexandre Couto Giorgi, Osório Afonso de Queiroz Júnior, Daniela Marzola Fialho