nº 02 | ano 01
25/09/12
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
Palavra do Presidente
Esta segunda edição do Informativo Interno do CAU/RS chega até você para mostrar o andamento dos trabalhos realizados pelo Conselho e fortalecer este nosso novo canal de comunicação.

Avançamos em registros e já contamos com o apoio de novos colaboradores, o que resultou em importantes reestruturações nos departamentos. O objetivo, vocês sabem, é garantir um atendimento ainda mais qualificado, ágil e eficiente aos colegas arquitetos e urbanistas.

Em breve, retomaremos as atividades do Programa Conhecendo o CAU/RS, que tem gerado retornos bastante positivos e possibilitado um contato efetivo com nosso público.

Reforço o agradecimento aos nossos colaboradores e a todos os Conselheiros, sempre determinados e incansáveis no desafio de contribuir para o fortalecimento deste Conselho, ainda distante daquele que sonhamos como ideal, mas cada vez mais próximo de sua realização. Estamos no rumo certo, colegas!



Roberto Py
Presidente do CAU/RS
NEWS
GT faz reunião estendida para debater o Regimento Interno
Nos dias 14 e 15 de setembro, o Grupo de Trabalho de Regimento Interno realizou encontros para discutir a construção das regras de funcionamento do CAU/RS. De acordo com a coordenadora do GT e conselheira suplente, Cláudia Casaccia, o grupo aguarda a publicação oficial do Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para analisar o documento e encaminhar aos conselheiros estaduais.

Em agosto, o CAU/RS enviou ao órgão nacional uma carta, aprovada em Plenária, com críticas e contribuições à regulação. O GT pretende avaliar se estes apontamentos foram contemplados no Regimento Interno e, então, formatar um documento específico para o Conselho no Estado. As próximas reuniões do grupo estão agendadas para 28 de setembro e 5 de outubro.

Encaminhamentos da Comissão de Exercício Profissional inclui solicitação ao Incra

Em reunião realizada na última quarta-feira, 19 de setembro, a Comissão de Exercício Profissional discutiu o Manual de Fiscalização, ainda em construção pelo CAU/BR, que orientará o Programa de Fiscalização Preventiva, com guias de procedimentos e códigos de processos.

Conforme o coordenador da Comissão, conselheiro Carlos Eduardo Mesquita Pedone, já está em análise no Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a instrução para aceitação dos arquitetos como responsáveis técnicos na área de Georreferenciamento, atendendo a solicitações de registrados no Conselho.

A Comissão informa, ainda, que o pedido para convênio com a ABNT, requerido em Plenária, já foi encaminhado pelo CAU/BR. O grupo volta a se reunir em 26 de setembro.

NOVAS ROTINAS E FLUXOS PARA REUNIÕES DAS COMISSÕES

Com o reforço de mais uma secretária executiva, a Secretaria do CAU/RS estabeleceu novos processos de rotinas e fluxos para as reuniões das comissões, conselho diretor, grupo de trabalho e plenária. A partir de agora, os encontros serão acompanhados por uma secretária e também por um servidor da área técnica ou administrativa, conforme segue:

Comissão

Secretária

Assessor

Atos Administrativos

Márcia

Edna e Ângela

Finanças

Márcia

Eliane e Ângela

Exercício Profissional

Márcia

Bimbi e Suzana

Ensino e Formação

Ana

Maríndia e Alessandra

Ética

Amanda

Maríndia e Alessandra

GT Regimento Interno

Ana

Maríndia e Bimbi

Conselho Diretor

Amanda

Ângela e Bimbi

Plenária

Amanda

--

Com a nova organização, as correspondências serão remetidas e respondidas pelo e-mail de cada uma das secretárias – marcia@caurs.org.br; ana@caurs.org.br; amanda@caurs.org.br. Como já ocorre, os e-mails de assuntos gerais serão recebidos no endereço secretariageral@caurs.org.br.

REGISTROS PROFISSIONAIS

Em setembro, a equipe de assessores técnicos do CAU/RS efetuou 85 novos registros para empresas e 60 para pessoas físicas.

O Rio Grande do Sul segue como o Estado com maior número de atualização e confirmação de cadastros no Sistema de Informação e Comunicação do CAU para confecção da carteira profissional. No entanto, a quantidade de atualizações ainda é baixa. Dos 11.403 profissionais gaúchos registrados no Conselho, até a segunda semana de setembro apenas 3.773 haviam consultado o cadastro para preencher as informações. O prazo para conclusão desta primeira etapa foi prorrogado para 15 de outubro.

PRÓXIMAS REUNIÕES
26/09 – 10h30min – Reunião da Comissão de Exercício Profissional
28/09 – 10h30min – Reunião do GT Regimento Interno