nº 01 | ano 01
05/09/12
Não está conseguindo visualizar este email? clique aqui
Palavra do Presidente
     Este Primeiro Informativo Interno procura iniciar uma comunicação com os Conselheiros, Titulares e Suplentes e com o corpo de funcionários.
     Após um longo período em que o CAU/RS priorizou absolutamente o atendimento aos colegas arquitetos e urbanistas, é chegada a hora de expandir nossas ações, uma vez que o atendimento está, neste momento, resolvido. Todos os profissionais são atendidos pela internet, por telefone ou presencialmente, no momento em que fazem contato.  
     Foi uma tarefa árdua, pesada, que foi envolvendo um número crescente de colaboradores e que, para satisfação de todos nós, está sendo cumprida. É necessário aqui que façamos um agradecimento muito grande aos funcionários do CAU que, colocados diante de situações inteiramente novas, souberam desenvolver seus trabalhos de modo eficiente e cortês, atendendo incessantemente a todas as demandas.
      Este agradecimento deve ser estendido, de maneira muito especial, aos Conselheiros de nosso Estado, cada um deles um pólo de informação e esclarecimento a nossos colegas. Missão cumprida até agora, é o que podemos dizer!  
      Todo esse trabalho não teria sido possível se não tivesse havido uma grande compreensão, paciência e colaboração por parte dos arquitetos e urbanistas que, enfrentando dificuldades terríveis nos primeiros dias, souberam compreender a dimensão e a complexidade do problema. Sem isto, não estaríamos escrevendo hoje estas palavras. Assim, mesmo sendo um informativo interno, devemos salientar o comportamento pró-ativo de todos os colegas.  
     Caminhemos pois em busca do rumo de nossas tarefas e obrigações legais, para a construção daquele Conselho tão sonhado pelas entidades dos arquitetos e urbanistas e por eles próprios.


Roberto Py
Presidente do CAU/RS
NEWS
CAU/RS visita a obra da Arena do Grêmio em Porto Alegre-RS
  
Foto 1 - Conselheiros do CAU/RS conferem as explicações do presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, sobre a estrutura da Arena.
Foto 2 - Conselheiro federal, Cesar Dorfman, presidente do CAU/RS, Roberto Py, Vice-presidente do CAU/RS, Alberto Cabral e presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.
Foto 3 - Conselheiros do CAU/RS e o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, na obra da Arena do Grêmio em Porto Alegre-RS.
      Na última sexta-feira, 31/08, o presidente do CAU/RS, Roberto Py, e uma comitiva de 40 pessoas, entre conselheiros e colaboradores do Conselho, visitaram a obra da futura Arena do Grêmio, na zona Norte de Porto Alegre. O convite partiu da direção do Clube que, além da visitação às dependências do novo estádio de futebol, ofereceu um almoço aos presentes.
      O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, foi quem recepcionou e conduziu os arquitetos e urbanistas e os colaboradores do CAU/RS na visitação. "Este momento foi bem especial, porque são profissionais da área, são técnicos, que conhecem muito de construção e de urbanismo e aqui não é só a Arena, mas quase um novo bairro para a cidade. Então, é uma troca de ideias. Diferente de outras visitas, que são mais para contemplação, recebemos sugestões e perguntas. Nós queremos estreitar essa relação com os profissionais da área, já que esse projeto não acaba na Arena, são mais de 20 torres residenciais, um hotel, um prédio-garagem, um shopping center e ainda a revitalização da Azenha, onde está o Estádio Olímpico", ressalta Antonini.
       A tecnologia de última geração utilizada na construção chamou a atenção dos profissionais. "Um empreendimento como este é como um motor para alavancar o desenvolvimento desta zona da cidade. E, outro aspecto muito importante, é a tecnologia que está sendo empregada. Há uma década ainda estávamos acostumados a ver um estádio deste tipo com concreto feito no local, que demorava muito tempo e não apresentava um resultado satisfatório. Hoje, nós estamos vendo uma estrutura metálica que vem de Portugal toda pronta, bem acabada e que se monta rapidamente. Isto é um avanço para a arquitetura. É um exemplo de tecnologia que vemos em revistas de primeiro mundo e não tínhamos em Porto Alegre", salienta o conselheiro federal, Cesar Dorfman.
      A visita do CAU/RS à Arena foi registrada pela assessoria do Grêmio e pela Grêmio TV. Veja texto, fotos e vídeo no site: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=15009&language=0
Programa "Conhecendo o CAU/RS" foi promovido em cinco cidades em agosto
  

Foto 1 - Programa Conhecendo o CAU/RS em Caxias do Sul-RS
Foto 2 -Presidente do CAU/RS, Roberto Py, e representantes da SEAAQ de Caxias do Sul-RS
Foto 3 - Dirigentes do CAU/RS e representantes da AEA de São Leopoldo-RS
Foto 4 - Dirigentes do CAU/RS e representantes da ASAEC de Novo Hamburgo-RS

      O Programa "Conhecendo o CAU/RS", em que uma equipe de dirigentes e assessores técnicos apresenta o Conselho e os procedimentos para registro no sistema nacional para associações e entidades de classe, foi promovido em cinco diferentes cidades no mês de agosto. As cidades que receberam o presidente Roberto Py, conselheiros e assessores técnicos do CAU/RS foram: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa.
      A iniciativa tem como objetivo esclarecer dúvidas e aproximar o CAU/RS aos profissionais tanto da capital como do interior. No primeiro semestre de 2012, o Programa também foi promovido nas cidades de Santana do Livramento, Santiago, Bento Gonçalves e São Leopoldo.
Colaboradores do CAU/RS agora têm acesso a e-mail profissional
       Com a transferência definitiva do domínio caurs.org.br para o CAU/RS, agora os colaboradores contam com e-mail institucional próprio que pode ser acessado pelo endereço: webmail27.redehost.com.br. O login é o primeiro nome do colaborador seguido de @caurs.org.br e a senha geral é caurs@1234, que deve ser trocada imediatamente logo no primeiro acesso ao e-mail. Dúvidas devem ser encaminhadas para o técnico em informática do CAU/RS, Nicolas Vieira, pelo e-mail nicolas@caurs.org.br.
REGISTROS PROFISSIONAIS
       Em agosto, a equipe de assessores técnicos do CAU/RS concluiu atendimento e realizou registros para 122 pessoas físicas e 102 pessoas jurídicas.

       Apesar do Rio Grande do Sul ser o estado que obteve o maior número de recadastramento no sistema nacional, apenas 2.342 arquitetos e urbanistas atualizaram seus dados cadastrais para confecção da carteira profissional. Uma ação informativa deve ser tomada nos próximos dias para que os 10.846 profissionais gaúchos preencham corretamente o cadastro e respondam a pesquisa socioeconômica, desenvolvida pelo CAU/BR para traçar o perfil do arquiteto e urbanista brasileiro.
ADMINISTRATIVO
Compras:

       As 95 cadeiras de escritório compradas em julho, por adesão a licitação, já estão em uso na sede do CAU/RS. A Comissão de Finanças aprovou a compra de equipamentos para área de Comunicação: câmera fotográfica digital, cartão de memória, bolsa para câmera e gravador digital de voz.


Contratação de Pessoal:

       Devido ao recadastramento dos mais de 11 mil arquitetos e urbanistas gaúchos, que se encerra no dia 21 de setembro, e com o desafio que virá de atendimento de todos estes profissionais para a confecção da carteira do CAU, foi necessária uma reestruturação da equipe de colaboradores do CAU/RS. As contratações, aprovadas em plenária, são de caráter imediato e os novos colaboradores já iniciaram ou devem iniciar as atividades ainda no mês de setembro. São eles: 6 assistentes administrativos, 2 secretárias executivas, 1 técnico em informática e 4 estagiários.
CAU/RS NA MÍDIA
31/08 - Site do Grêmio e Grêmio TV – Visita do CAU/RS à Arena do Grêmio – Entrevistas gravadas em vídeo com presidente do CAU/RS, Roberto Py, Vice-presidente do CAU/RS, Alberto Cabral, e Conselheiro Federal, Cesar Dorfman.

03/09 - Rádio ABC 900 AM de Novo Hamburgo – entrevista ao vivo com o presidente, Roberto Py, sobre mobilidade urbana.
PRÓXIMAS REUNIÕES
06/09 – 16h30min – Reunião da Comissão de Atos Administrativos
06/09 – 10h – Reunião da Comissão de Exercício Profissional
10/09 – 14h - Reunião da Comissão de Licitações
10/09 – 16h – Reunião do Conselho Diretor
14/09 – 14h – Plenária
14/09 – Reunião da Comissão de Ensino e Formação (a confirmar)
15/09 – Reunião do GT de Regimento Interno (a confirmar)
18/09 – 14h – Reunião da Comissão de Finanças
ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO
Conselheiros:
01/09 – Osório Afonso de Queiroz Júnior
05/09 – Alexandre Couto Giorgi
09/09 – Eduardo V. Marty
12/09 – Nelson Moraes da Silva Rosa
14/09 – Joaquim Haas
19/09 – Alvino Jara
21/09 – Nirce Saffer Medvedovski

Colaboradores:
11/09 – Suzana Rosa