Skip to content
Home » Curso manutenção ar condicionado Senac – Limpeza com vinagre!

Curso manutenção ar condicionado Senac – Limpeza com vinagre!

Curso manutenção ar condicionado Senac

Tem problemas com o seu ar condicionado? Nesse caso, a linha de drenagem do condensado do seu ar condicionado pode estar entupida e um curso manutenção ar condicionado Senac pode ajudar a entender o funcionamento da máquina.

 Esse é um dos motivos mais comuns pelos quais os proprietários precisam chamar um profissional para consertar o ar condicionado. No entanto, com nosso guia simples de manutenção de ar condicionado, você pode resolver o problema sozinho e talvez não precise chamar um reparo profissional de ar condicionado em St.

Limpar a linha de drenagem de condensado do ar condicionado é a chave para o desempenho ideal da sua unidade doméstica de ar condicionado. 

Neste guia passo a passo fácil de seguir, você pode aprender como limpar e manter sua linha de drenagem de condensado AC uma vez por mês usando vinagre.

Etapa 2. A próxima etapa é descobrir onde a linha de drenagem de condensado do A/C está localizada. Você encontrará a linha de drenagem perto da unidade externa. Trata-se de um tubo de PVC que sai da unidade exterior e é fixado à parede da casa.

Etapa 4. Se estiver entupido ou se houver um entupimento, lave a tubulação com vinagre destilado. Para fazer isso, despeje um quarto de xícara de vinagre destilado pela linha de drenagem de condensado do ar condicionado.

Recomendamos vinagre destilado porque sua acidez limpa o entupimento mais rapidamente. Você também pode fazer uso de água quente, detergente ou água oxigenada, caso não suporte o cheiro de vinagre.

Curso manutenção ar condicionado Senac – COMO LIMPAR A BANDEJA DE DRENAGEM DO AR CONDICIONADO

Manter os dutos de ar condicionado limpos e bem conservados pode economizar muito dinheiro na conta de energia.  Também há evidências de que dutos de ar condicionado sujos abrigam patógenos e alérgenos que podem afetar a qualidade do ar que você e sua família respiram.

Curso manutenção ar condicionado Senac

Sem uma limpeza regular, o seu sistema de ar condicionado pode ter um desempenho reduzido, aumentando o consumo de energia e tornando-o mais caro. 

Felizmente, existem alguns truques simples que você pode fazer em casa para manter seus dutos e sistema de ar condicionado limpos e eficientes. Ao consumir menos energia, um ar condicionado limpo também é melhor para o meio ambiente.

Filtros limpos em seu ar condicionado podem reduzir o consumo de energia em 5-15%. Filtros entupidos e sujos obstruem o fluxo de ar, causando uma diminuição na eficiência do seu ar condicionado. 

O ar que passa pelo filtro pode levar sujeira para a serpentina do evaporador da unidade, reduzindo sua capacidade de absorver calor, fazendo com que o ar condicionado fique mais quente e consuma mais energia.

COMO DESOBSTRUIR O TUBO DE DRENAGEM DO AR CONDICIONADO

Se o ar condicionado não ligar mesmo que o termostato esteja pedindo AC, esse pode ser o problema. Nosso guia de solução de problemas de ar condicionado analisa toda a gama de possíveis problemas a serem observados.

O primeiro passo é localizar a bandeja de drenagem. Ele está sob a bobina interna do manipulador de ar, forno ou seu próprio gabinete pequeno conectado ao manipulador de ar.

Curso manutenção ar condicionado Senac

 Como esta imagem mostra, também pode estar no plenum. Um conjunto útil como este inclui uma escova, um trado, algumas cobras de plástico que são ótimas para pegar e remover atolamentos e uma cobra de arame mais longa. 

Você encontrará muitos usos para essas ferramentas em casa, não apenas para desobstruir a linha de drenagem do ar condicionado. Usar apenas o aspirador de pó pode ser suficiente. Considere ou tente as duas maneiras para ver qual funciona melhor para o seu sistema.

 O método de vácuo é ensinado no Curso manutenção ar condicionado Senac e é o melhor para desobstruir uma linha de drenagem do ar condicionado do sótão, pois é difícil subir uma mangueira.

COMO LIMPAR A LINHA DE DRENAGEM DO A/C COM lixívia

Seu ar condicionado faz duas funções: resfria o ar e o desumidifica. Se você vive em um clima seco, você vai querer que seu ar condicionado desumidifique o mínimo possível, pois ele usa energia extra e faz você gastar mais em protetor labial e loção para as mãos. Se você vive em um clima úmido, deseja que ele faça o segundo trabalho da melhor maneira possível para manter o ar interno seco e confortável. Mas para onde vai todo esse condensado?

O ar condicionado desempenha duas funções: arrefece o ar e desumidifica-o. Se você vive em um clima seco, você vai querer que seu ar condicionado desumidifique o mínimo possível, pois ele usa energia extra e faz você gastar mais em protetor labial e loção para as mãos.

Na maioria das casas, sai por um cano, como o acima. Às vezes, há uma pequena bomba que bombeia, mas na maioria das vezes ela drena apenas por gravidade. De vez em quando esse tubo condensado fica entupido.

Leave a Reply

Your email address will not be published.